segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18/05/07

Aproximadamente 1.000 pessoas participaram do evento referente ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que foi promovido pelas entidades afins em parceria com o Programa SENTINELA.

O evento contou com a participação de alunos/as, educadores/as, diretores/as das Escolas Públicas Municipais e Entidades afins (SENTINELA, Conselho Tutelar, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação entre outras) e autoridades do município.

Neste evento o Grupo Amanho do Centro Dom Hélder Câmara apresentou o Espetáculo Armazém propiciando uma reflexão sobre o tema de forma criativa e artistica. Este espetáculo contou com a participação de educandos de outras atividades como capoeira e teatro.

Roteiro do Espetáculo Armazém

Na frente do armazém todos passam e perpassam com suas tarefas do cotidiano, porém, o cafetão adora olhar a vida das pessoas e com isso criar situações que gerem lucro. Ele alicia crianças para vender em seu bar, que funciona como um prostíbulo.


A história se passa na frente do Armazém de Seu Armazém que é um homem cuja vida é voltada para explorar situações do cotidiano alheio e de mercadorias com preços abusivos, inclusive meninos e meninas.
O espetáculo trata de forma clara como e porque acontecem o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades do interior do Brasil. As cenas nos trazem e retratam a grande problemática das questões sociais do mundo moderno.
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos e conversas sobre o assunto, que resultaram em cenas forte e ao mesmo tempo poética. Por exemplo: o abuso na infância por vizinhos, outra na adolescência por colegas da mesma escola, e da mesma idade e como conseqüência, a menina que compreende que seu corpo só pode ser usado pra esta finalidade.
Sem saída, sem rumo irá se prostituir explorando seu corpo e deixando-o que os outros (cafetão) as explore, Inclusive em pleno carnaval, revelando assim aspectos característicos de uma sociedade de baixa renda, que vive sem possibilidade de ter acesso a uma renda familiar adequada, abalando a economia, a educação e principalmente o núcleo familiar, onde a desestruturação nasce a parti de conflitos sociais.

Os movimentos e gestos são feitos a partir de pesquisas teóricas sobre o tema norteador, bem como a utilização de: vídeos, palestras, livros e relatos de pessoas brasileiras; E a prática da dança foi baseada em laboratórios e/ou oficinas de repetição de movimentos, gestos, interpretação de movimentos, improvisação, ritmo, pulsação, voz, texto em cena e como base deste trabalho o mais importante “às falas”, que foram elas o norteador do processo de criação das cenas, pela qual as crianças e adolescentes se sensibilizaram, construindo assim, uma trajetória e uma história de vidas do seu cotidiano e das de várias crianças e adolescentes do Brasil.

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